
Afinal, marketing de conteúdo ainda funciona?
Uma das melhores formas de mostrar domínio e autoridade sobre qualquer assunto é falando sobre ele.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo é um ótimo aliado que permite que as empresas e profissionais falem sobre assuntos relacionados aos seus nichos e áreas de atuação, em forma de texto em blogs, sites institucionais e em campanhas de inbound marketing.
Ainda que o conceito de marketing de conteúdo tenha ganhado mais destaque há alguns anos, quando o Google rankeava os sites de acordo com o SEO feito com base em palavras chave, essa ainda é uma ferramenta na qual vale a pena investir.
Segundo a Pesquisa Panorama PME’s realizada pelas empresas Resultados Digitais, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Endeavor Brasil, quase 86% dos respondentes concordam que o Marketing de Conteúdo terá grande peso e representação na retomada das empresas no pós pandemia.
Isso reflete no comportamento das pessoas com relação à necessidade de conhecimento e de fontes primárias e oficiais de informação, depois de um período de crise informacional profunda.
Mas afinal, mesmo com esses dados e o fato de que as pessoas estão mais atentas à verdade das informações, será que o marketing de conteúdo de fato funciona?
Gerando autoridade
A resposta para a pergunta acima é sim: o marketing de conteúdo funciona, e muito! Isso porque ele é uma ferramenta que gera autoridade para as empresas e a autoridade é um pilar necessário para confiança dos clientes.
Se o profissional ou a empresa investe na produção de conteúdo de valor, os consumidores e os prospects (ou seja, aqueles que podem vir a se tornar clientes da marca) enxergam o conhecimento e domínio sobre o assunto, entendendo a marca como especialista.
E se considerarmos os pilares que auxiliam na tomada de decisão de qualquer um, a especialidade é um dos mais importantes.
Em qualquer nicho, empresas que dominam e são especialistas nos assuntos referentes àquele setor são as que proporcionam uma melhor experiência para o consumidor. Em outras palavras, resolvem o seu problema.
Conteúdo de valor
Mas é claro que marketing de conteúdo não se trata apenas de produzir qualquer texto, artigo ou material para conquistar os consumidores no volume: é preciso produzir conteúdos de valor.
Chamamos de conteúdo de valor aqueles textos ou qualquer outro formato de conteúdo que agrega algo para o cliente, ou seja, que impacta de alguma forma o consumidor daquele material.
Ao consumir qualquer tipo de conteúdo produzido por profissionais ou empresas especialistas, cujo teor do que está ali contido, auxilia o cliente de alguma maneira, isso já fixa na cabeça da pessoa que a empresa responsável por aquele material é especialista no assunto.
É preciso pensar em criar artigos ou qualquer que seja o tipo de conteúdo, como algo que será útil ao leitor, ou seja, que vai informar de algo novo ou passar instruções a respeito de algo que cause dúvidas.
Ter um conteúdo de valor é ter um “manual de instruções” que transmite ao leitor informações verdadeiras e relevantes. Isso vai gerar satisfação na pessoa, fazendo com que ela ganhe confiança e te enxergue como autoridade.
Por isso, invista no marketing de conteúdo para a sua empresa! Além de ajudar as pessoas a sanarem dúvidas e se informarem através de seus canais, você ainda atrai mais clientes para seu negócio!
Entre em contato com a gente que nós te ajudamos a criar esses conteúdos de valor para seu negócio!