
Conteúdo de valor: como atrair clientes de maneira orgânica
Conteúdo bom é conteúdo que atrai e vende. E não só isso: conteúdo bom que vai, de fato, vender, é aquele conteúdo que também ensina e educa o consumidor sobre algum assunto de interesse.
Hoje existe tanta informação circulando na internet que fica difícil para o público saber exatamente qual conteúdo consumir e, se aquele conteúdo é verdadeiro e relevante.
Pensando nisso, as empresas precisam se atentar em oferecer conteúdo de valor aos seus clientes, consolidando-se com credibilidade dentro de seus mercados.
Antes de tomar qualquer decisão de compra, as pessoas buscam informação, pesquisam e procuram saber sobre o produto ou serviço, e também sobre as empresas que os oferecem. Assim surge o que chamamos de Inbound Marketing.
Afinal, o que é Inbound Marketing?
Se estamos falando de conteúdo, você já deve ter entendido que o Inbound Marketing tem a ver com isso. E, sim, esse braço do marketing diz respeito às estratégias de produção de conteúdo para que as pessoas sejam atraídas e engajadas de forma orgânica para as páginas das empresas, a fim de converter clientes e vendas.
Em outras palavras, o Inbound Marketing promove estratégias que vão desde a pesquisa e busca por temas relevantes; pesquisa de dados e informações complementares; produção de conteúdo em texto; adaptação da linguagem e do formato de acordo com o canal da publicação e mensuração dos resultados.
Trazendo um exemplo prático, vamos supor que a sua empresa é do setor financeiro e você trabalha como assessor de investimentos. Uma das formas de trazer mais clientes para investir com você é produzindo conteúdos sobre esse mercado, destacando a importância de investir com empresas de confiança, e outros temas que têm a ver com isso (análises de notícias do mercado; explicação sobre os tipos variados de investimentos; diferença entre as modalidade de investimento de risco e conservador e etc).
Assim, ao pesquisar sobre essas questões na internet, a pessoa vai encontrar seus conteúdos e entender que você entende dos assuntos, ou seja, tem credibilidade e autoridade sobre eles e, por isso, é uma empresa confiável para fazer seus investimentos.
Por que minha empresa deve investir na produção de conteúdo?
Agora que você já entendeu o que é o Inbound Marketing, certamente entendeu porque é tão importante investir na produção de conteúdos de valor para a sua empresa.
Produzir esses conteúdos é um ótimo caminho para atrair e converter vendas, sem depender de anúncios pagos. Os próprios dados mostram isso: segundo a HubSpot, as empresas que usam estratégias de Inbound geram cerca de 3 vezes mais leads, por um custo 62% menor do que aquelas empresas que trabalham investindo só em mídia paga.
Isso não significa que investir em tráfego não seja importante, mas sim, que é necessário implantar as duas estratégias para obter melhores resultados! Afinal, quando falamos de conteúdo falamos do aumento de autoridade da marca, além da atração de clientes qualificados – que é algo a ser consolidado com o próprio tráfego.
Contrate especialistas em produção de conteúdo
Você pode ser extremamente competente e especialista dentro do seu nicho, mas isso não significa que escrever seja sua especialidade. Por isso, iniciar uma estratégia de produção de conteúdo exige que você contrate profissionais preparados para isso.
Jornalistas, redatores, copywriters e profissionais que trabalham exclusivamente com Inbound Marketing devem ser considerados para que seu conhecimento, somado às pesquisas que esse profissional vai fazer, sejam transformados em conteúdos que atraem e vendem.
Nós, da Pautei, temos um time especializado em redação e em estratégias de Inbound que vão ajudar a alavancar seus negócios!
Entre em contato com o nosso time e vamos começar a transformar suas estratégias digitais, alavancando sua autoridade e suas vendas!