
Relações públicas, assessoria de imprensa e publicidade: entenda o papel de cada um
Uma questão indiscutível em toda organização, independente de seu porte, é a necessidade da comunicação. Seja internamente, com os colaboradores, ou de maneira externa, com clientes, fornecedores, a sociedade e a mídia, uma empresa precisa deixar transparentes seus valores, princípios e objetivos se quiser manter um bom relacionamento com seu público.
Mas, isso nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo se for considerado que a comunicação no ambiente empresarial tem como foco principal trazer resultados positivos aos negócios das empresas.
É exatamente por isso que, para facilitar esse processo, existem diferentes profissionais que atuam visando melhorar a maneira como uma empresa se comunica com seu público. Esses profissionais podem estar divididos basicamente em três áreas de atuação: Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e Publicidade.
Mas qual o papel de cada área dentro do plano de comunicação de uma organização e como eles podem trazer resultados positivos às empresas? É o que vamos entender agora nesse texto! Vamos lá?
Relações públicas
As relações públicas são definidas pela PRSA (Public Relations Society of America) como uma estratégia de comunicação que constrói uma relação de benefícios mútuos entre instituições e os seus públicos, sejam eles os clientes, colaboradores ou stakeholders.
Desta forma, o profissional da área atua no sentido de promover a conexão e a comunicação por meio dos inúmeros relacionamentos que uma organização tem.
Essas conexões são feitas através da transmissão de mensagens que visam gerar uma percepção positiva acerca da imagem da empresa, marca, produto ou serviço. A partir desse processo, o objetivo é que as pessoas tenham uma visão mais ampla sobre a organização, para assim cobrá-la pelo serviço oferecido ou mesmo sobre o posicionamento diante de um determinado assunto.
Desta maneira, o profissional de Relações Públicas tem a responsabilidade de definir estratégias e executar projetos de comunicação, com a intenção de transmitir não só os valores da empresa, mas também seus objetivos e ações, com o foco nos públicos externo e interno.
Assessoria de imprensa
Se o objetivo da área de Relações Públicas é gerar e sustentar os relacionamentos de uma empresa ou organização com o seu público, na assessoria de imprensa esse relacionamento é focado nos jornalistas: revistas especializadas, jornais impressos, rádios, portais de notícia e canais de TV. Ou seja, ela é responsável por criar uma ponte entre o assessorado e os veículos de imprensa, passando, claro, pelos jornalistas.
O propósito da assessoria de imprensa é assegurar uma visibilidade positiva, além de gerar confiança e fortalecer a imagem do assessorado diante da sociedade, por meio os veículos de imprensa. Por isso, mais do que ninguém, o assessor de imprensa precisa conhecer profundamente os valores e a história do cliente, bem como suas fraquezas e seus objetivos.
A partir dessas informações, o assessor encontra na empresa aquilo que tem potencial noticioso e pode, por sua vez, gerar interesse da mídia. E essa abertura nos veículos de imprensa vem através do relacionamento com jornalistas, ou criadores de conteúdo que podem abrigar as pautas sugeridas e, assim, promover à empresa ou assessorado um acesso espontâneo aos consumidores.
Se você quer se aprofundar no trabalho do assessor de imprensa e conhecer melhor o que ele faz, leia o texto “Como impactar nos negócios de uma empresa com assessoria de imprensa”.
Publicidade
Outro braço importante na comunicação dentro das empresas é a publicidade. A área envolve a estratégia de compra de espaços publicitários em veículos de comunicação para divulgar determinado produto, serviço ou marca, com a proposta de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a consumir.
De um modo geral, a publicidade se constitui na técnica de divulgação de serviços, marcas ou produtos, sempre com o intuito de incentivar o consumidor à compra. E esse contato do publicitário com o público acontece através dos anúncios, que têm a função de divulgar os produtos ou serviços do cliente com o objetivo de estimular as relações comerciais.
Para alcançar o coração do público com seus anúncios e inserções, o publicitário precisa sempre estar de olho nas tendências comportamentais da cultura e da sociedade, para que os anúncios tenham identificação com o público-alvo.
E então, agora que você já sabe a diferença entre as três áreas de atuação que compõem a comunicação, qual delas considera mais importante para atual situação de sua empresa?
Se precisar de ajuda nessa decisão, entre em contato com a gente! Vamos discutir e traçar a melhor estratégia para gerar relacionamento e ganhar a atenção do seu público.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]