Pautei Estratégica

Fale conosco

Trabalho profissional, dúvidas e sugestões, fale com a gente!

Email
[email protected]

Telefone
(019) 99312-7262 

Endereço
Rua Fortaleza, 384
Americana – SP
Brasil

Últimas postagens

Artigo de opinião X Matéria jornalística X Editorial: entenda as diferenças

Nem tudo que está no jornal é, necessariamente, jornalismo!

Ficou confuso (a) com essa frase? Calma, ela vai fazer sentido quando mostrarmos a diferença entre uma matéria jornalística, artigo de opinião e editorial. Apesar desses três termos estarem totalmente ligados ao jornalismo (e no jornal, propriamente dito), eles são coisas diferentes e com objetivos também diferentes.

Ao final deste texto nós queremos que você entenda o que é, e para quê serve cada um desses tipos de texto e como é possível utilizá-los dentro do jornalismo.

Matéria Jornalística

Sempre dizemos que, para uma informação ser divulgada na imprensa ela precisa ser de interesse público e contar com alguns pilares que formam a notícia.

Quando temos essa informação, somada a especialistas para falar do assunto (a famosa “fonte”) e dados que cruzam com o contexto, temos todos os ingredientes para produzir uma matéria jornalística.

Independente do veículo (TV, rádio, jornal impresso, online ou revista), uma matéria jornalística é, basicamente, a união desses elementos. No jornalismo impresso, em forma de texto, na televisão e na rádio, em formato audiovisual.

O objetivo central de qualquer matéria jornalística é informar as pessoas; prestar o serviço do jornalista de ouvir todos os lados de um fato e traduzir isso para a população.

Artigo de opinião

Saindo do objetivo de apenas informar, temos o artigo de opinião. Aqui não existe muita dificuldade em entender, já que o próprio nome carrega “opinião”, o que significa que esse tipo de texto (geralmente é mais comum no texto, mas também pode ser audiovisual) é uma mistura de informação e opinião de quem está escrevendo.

O básico de um artigo de opinião verdadeiramente bom é quando a pessoa consegue unir informações de interesse público (olha lá, a matéria!) com sua própria opinião, contextualizando aquilo com o momento.

Ou seja, para um articulista que escreve artigos é fundamental deixar claro ao público, que aquilo que ele está consumindo é uma opinião a respeito de uma informação, e não a informação concreta, em si.

O leitor, telespectador ou ouvinte de um jornal precisa saber, através de elementos básicos, que está de frente com a opinião de alguém e que ele pode ou não, concordar com aquilo. Para se informar, ele deve ir atrás da matéria sobre a qual o articulista se refere no artigo, e tirar suas próprias conclusões e opiniões.

Nunca se mantenha informado através de artigos! Eles são apenas o ponto de vista de alguém, a respeito de um fato que (esse sim) você deve conhecer através da matéria.

Editorial

O nome do editorial é menos conhecido e por isso as pessoas se confundem sobre o que ele realmente significa. O editorial é basicamente um artigo de opinião, porém, ao invés de se tratar da opinião de um único articulista, trata-se da junção da opinião de um grupo.

Explicamos melhor: um jornal impresso, por exemplo, publica editoriais em cada edição, expressando a opinião de todo o grupo de pessoas que trabalham naquela redação, a respeito de algum assunto.

Mas não pense que todas as pessoas se sentam juntas em uma reunião para discutirem e redigirem juntas um editorial. Não é assim que funciona! O editorial geralmente é escrito pelo editor e conta com a opinião do veículo de forma geral.

Isso significa que, assim como toda empresa, um jornal também tem seus “lados” e opiniões. Isso nunca deve refletir nas matérias jornalísticas, apesar de, infelizmente, refletir.

Mas, o que chamamos de “linha editorial” do jornal é, de fato, uma opinião; um posicionamento que, mesmo implícito, fica claro para quem consome o conteúdo daquela empresa.

Não confunda!

Agora que você já sabe a diferença de cada um, nossa orientação é para que você nunca confunda um com o outro. Sempre tenha em mente que para se informar você deve ir atrás de uma matéria, e para saber opiniões e visões distintas a respeito de um fato, você procura por artigos e editoriais.

Da parte dos veículos de imprensa é necessário e fundamental que cada um esteja “no seu quadrado” nas disposições de um jornal, seja ele impresso, online ou audiovisual. Isso significa que deve estar claro para o público, o que ele está lendo, vendo ou ouvindo.

Hoje em dia, infelizmente, vemos um movimento que torna as matérias cada vez mais vinculadas com uma opinião, tirando a imparcialidade do jornalismo. Mas nosso papel é comunicar você, que lê nossos conteúdos, a respeito da existência de tudo isso para que não se confunda ao querer consumir cada tipo de conteúdo!

Agora conte aqui nos comentários para a gente: você também acha que os jornais estão cada vez mais aderindo suas próprias opiniões e linhas editoriais nas matérias jornalísticas?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]



Comente aqui
Sobre o autor

Jornalista com atuação na área de comunicação estratégica e ênfase em assessoria de imprensa. Escritora e empresária.

You don't have permission to register